8 de abr. de 2013

Bobó de palmito

Bobó é um prato da culinária brasileira popular na Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de mandioca, inhame, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e normalmente feito com um pouco de camarão seco. Para tornar o prato vegetariano fiz com palmito, que ficou maravilhoso! Sou suspeita para dizer isso, mas desta vez, comi além dos limites!
Pode ser, servido quente, acompanhado de arroz e farofa.

Ingredientes :
Um vidro de palmito em conserva
Mais ou menos 400 gramas de mandioca
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
1 pimentão verde picadinho
1 pimentão amarelo ( ou metade de 1 paprica ) picadinho
3 a 4 tomates médios picados sem semente
Leite de coco, mais ou menos 300 ml.
Coentro e salsinha picadinha
Azeite de oliva para refogar
Azeite de dendê a gosto, usei quase 3 colheres de sopa
1/2 colher de chá de pimenta caiena em pó, pode usar a dedo de moça ou qualquer outra do seu gosto, na verdade a pimenta é opcional.
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Primeiro cozinhe a mandioca, escorra e amasse com garfo, reserve.
Pique o palmito não muito pequeno.
Aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho primeiro, em seguida adicione os pimentões e deixe refogar mais um pouco, adicione os tomates e tempere um pouco com a pimenta e o sal e deixe refogar mais alguns minutos até os tomates se desmancharem um pouco.
Adicione a mandioca amassada e o leite de coco, mexa bem até formar um creme homogêneo, se ficar muito espesso e não tiver mais leite de coco, pode adicionar um pouco de água.
Quando estiver já no ponto de um creme, adicione os palmitos picados e o azeite de dendê, continue misturando, acrescente o coentro e a salsinha, ajuste o tempero com sal e pimenta do reino, deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos e esta pronto!
Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...